4 piliers = 1 maison - Arc Street Journal

4 piliers = 1 maison

by D usti October 19 2004, 23:00 ARCHITECTURE - HOUSES

MMBB Arquitetos
Residência, Ribeirão Preto-SP - article en Portugais
 
 

Esta residência em Ribeirão Preto, norte do Estado de São Paulo, foi desenhada pelo escritório paulistano MMBB Arquitetos. O programa está apoiado sobre pilotis, em engenhosa estrutura apoiada em apenas quatro pilares - um dos motes da arquitetura praticada por Vilanova Artigas.


No térreo, os autores do projeto recriaram a geografia do terreno. Ao visitar o local, os arquitetos constataram que o proprietário anterior do terreno havia feito um platô, por meio de compensação da massa. Resolveram, então, criar uma morfologia para o lote, com três platôs elevados, utilizando o volume de terra preexistente.

O primeiro platô
, localizado no recuo frontal, tem
2 m de altura e está na mesma cota do muro.
Ele se relaciona com a área de estar, situada no piso superior. O segundo é mais baixo e, além do patamar da escada de acesso, que lembra a casa Gerassi, de Paulo Mendes da Rocha, abriga um jardim e a piscina. O terceiro ocupa o recuo do fundo, na mesma cota do platô frontal, e relaciona-se com os dormitórios. Entre esses três volumes criou-se um passeio, uma espécie de praça labiríntica de mosaico português, no térreo - onde, além da garagem, estão a lavanderia e as dependências de empregados.

O programa residencial - sala, cozinha e quartos - está implantado em pilotis. O formato em "U" da planta, compondo um pátio central, define alas para as áreas social, de serviços e íntima.
A primeira está situada na porção frontal, junto à rua, em volume paralelo à via. O setor de serviços, definido pela cozinha, está na parte intermediária, no meio do terreno.

 

source:arcoweb

Go to top